A educação emocional e os projetos de desenvolvimento dos valores humanos na escola

Muitos autores têm alertado para a nossa maior crise na atualidade: a crise de valores! Isso afeta a nossa humanidade, nos deixando mais egoístas, cruéis e violentos.


E o que são os Valores Humanos? A palavra valor significa “aquilo que valorizamos”, como também, o talento e a honra das nossas condutas. Podemos definir os valores como princípios morais e éticos que conduzem a nossa vida, pois eles funcionam como normas de conduta que determinam nossas decisões importantes de forma serena, correta e justa!

Assim, podemos dizer que os valores humanos vão nos diferenciar do restante dos outros seres vivos, pois são características relacionadas com a nossa dignidade, e que nos ajudam a ter pensamentos e discernimento em relação a vida, as pessoas e decisões. Portanto, os valores humanos afetam nossa conduta pessoal e moral.

Mas existem os valores universais, ou melhor, os princípios universais que são a base para a formação dos valores e encontrados em todas as culturas humanas. São regras que se tornam os valores morais, os conceitos e juízos que consideramos como “certos” ou “errados”.

Recebemos esses conceitos morais através da nossa educação, cultura e sociedade onde vivemos. Normalmente, os valores morais são apreendidos em nossos primeiros anos de vida, através da família.

É através também, dos valores morais, que nasce a nossa consciência ética. A consciência que desenvolve a integridade humana usando conceitos do tipo: ser honesto e ter coragem para assumir os erros e decisões, ou nos tornando tolerantes e flexíveis, o início da humilde, um dos valores mais sábios.

Por isso, podemos dizer que valores se tornam as regras individuais para nos orientar como bússolas internas, sejam em nossas relações e decisões ou comportamentos.

A educação emocional ao usar os valores humanos mostra de forma prática como podemos compreender e desenvolver atitudes e comportamentos pessoais e sociais importantes na vivência coletiva.

Alguns exemplos de valores humanos usados na Educação Emocional são: Honestidade, Amor próprio, Respeito, Humildade, Amabilidade, Otimismo, Solidariedade, Cooperação, entre muitos outros.

No bônus que preparamos para você, tem uma relação de valores e seus significados. Para desenvolver os valores humanos devemos usar atividades práticas tanto individual, como em grupos.

Os valores são importantes na educação porque proporcionam bons exemplos de condutas para uma convivência sustentável e pacífica da humanidade.

Luz e paz!

Nosso bônus: relação dos valores humanos e seus significados. Baixe no link e use! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *